Magento – Adicionar um pop-up para assinatura de newsletter

As lojas têm adotado uma forma de enriquecimento de banco de e-mails que considero fora do padrão de usabilidade (anti-pattern). É estranho ter que informar o e-mail para navegar na loja, não acham? Por mais que, em alguns casos, seja oferecido um cupom de desconto, eu vejo as modais de coleta de e-mail como “um clique a mais” para chegar onde quero. Parece a volta das telas de introdução dos sites, onde o ponteiro do mouse procurava o link de “pular introdução”, quando havia. Contudo, isso tem se tornado mais um item em qualquer todo list para e-commerce e esse post pretende te ajudar a marcar checked neste item.

Introdução

Existem alguns módulos no Magento Connect que podem fazer esse trabalho pra você. Alguns, inclusive, geram um cupom para quem se cadastrar, que parece ser interessante. No entanto, o que pretendo mostrar é mais simples que isso e não é preciso um módulo pra isso, apenas algumas alterações de template.

O que irei fazer é incluir uma lightbox/pop-up/modal para assinatura da newsletter. É uma estrutura simples, no template padrão do Magento mesmo, apenas para explicar o modo como pode ser feito. Qualquer questão de estilo pode ser alterada. O foco aqui é o entendimento do procedimento, para evitar que seja utilizado um módulo para uma alteração tão simples. Estou utilizando a versão CE 1.7.0.2.

Vou tentar tornar isso um pouco mais agradável, com algumas regras:

  • Só será exibido uma vez ao dia para o cliente e somente na home.
  • Caso o cliente esteja logado, exibe somente se não é assinante.

Template para a lightbox

A pasta base/default/template/newsletter possui o arquivo do formulário de cadastro de newsletter padrão, o subscribe.phtml, o qual deve ser copiado para a pasta do seu tema e renomeado para lightbox.phtml. Tendo, assim, o arquivo PACOTE/TEMA/template/newsletter/lightbox.phtml.

Esse arquivo irá conter a camada da lightbox e da overlay – sombra escura, além do formulário de cadastro. Abaixo, o arquivo de template com uma implementação básica. Você pode utilizar o estilo que precisar, contanto que algumas configurações sejam mantidas: ID da lightbox, ID da Overlay e ID do formulário.

Para não deixar o post extenso com códigos, criei um Gist para os arquivos alterados/criados.
O arquivo do tema está aqui.

Arquivo de Estilo – CSS

O arquivo utilizado para isso deve ser nomeado como dsalvagni-newsletter-lightbox.css e salvo na pasta skin/frontend/PACOTE/TEMA/css/. O nome do arquivo é para manter um padrão modular, referindo-se apenas a implementação do lightbox para newsletter. Da mesma forma, o nome dado às classes do CSS. O nome do arquivo é irrelevante quando mesclado com outros arquivos CSS, no Magento.

Existem algumas classes de CSS que estão diretamente ligadas ao funcionamento. Podem ser alteradas, mas verificando sua utilização no arquivo JavaScript e do tema. São elas:

  • .dsalvagni-newsletter-lightbox-box

    Refere-se a lightbox em si. É o que a mantém flutuando, centralizada.

  • .dsalvagni-newsletter-lightbox-close

    É o botão que irá fechar a lightbox.

  • .dsalvagni-newsletter-lightbox-overlay

    É a camada escura, com transparência, que ficará sob a lightbox.

O arquivo dsalvagni-newsletter-lightbox.css também está no Gist.

Arquivo JavaScript

Você pode ver o arquivo dsalvagni-newsletter-lightbox.js no Gist.

O cadastro da newsletter é feito por Ajax. Como o Magento usa Prototype por padrão, resolvi manter esse padrão e usar as propriedades dessa biblioteca. Sei que é quase impossível ter um tema em que o jQuery não está implementado mas, nesse caso, não é necessário.

Nota: para fechar a lightbox, optei pelo botão “Close” e o botão “X” no canto direito superior da box. É possível incluir essa ação na camada escura/overlay, inserindo a classe: .dsalvagni-newsletter-lightbox-close-action nela.

Alterações no Layout

Será necessário adicionar um novo bloco do tipo newsletter/subscribe e, para isso, precisaremos alterar o arquivo local.xml, na pasta layout do seu tema.
Além disso, deve ser incluído o arquivo CSS e JavaScript para criar o estilo e comportamento da lightbox que irá conter o formulário para assinar a newsletter. Veja o arquivo de exemplo abaixo:

Você irá encontrar o local.xml no Gist também.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
<?xml version="1.0"?>
<layout version="0.1.0">
    <!-- Inserindo as alterações na home da loja -->
    <cms_index_defaultindex>
    <!-- Arquivos CSS e JS sendo incluídos somente para esta página -->
        <reference name="head">          
          <action method="addItem"><type>skin_js</type><name>js/dsalvagni-newsletter-lightbox.js</name><params/></action>
          <action method="addItem"><type>skin_css</type><name>css/dsalvagni-newsletter-lightbox.css</name><params/></action>
        </reference>
        <!-- Inserindo o lightbox no CONTENT, mas pode ser em outro -->
        <reference name="content">
            <block type="newsletter/subscribe" name="dsalvagni.lightbox.newsletter" template="newsletter/lightbox.phtml"/>
        </reference>
    </cms_index_defaultindex>
</layout>

Considerações

Por mais anti-pattern que seja, essa é uma solicitação recorrente ultimamente e, como desenvolvedor, em algum momento será necessário implementá-la. O que fiz acima foi descrever um modo básico de fazê-lo, porém, você pode usar sua criatividade para deixar essa ferramenta mais agradável para o usuário.

Caso tenha alguma dúvida ou algo a acrescentar, deixe um comentário :)